Módulo 3 - Palhaçaria Avançado

Palhaçaria: pesquisa e criação de números

módulo 3 da formação de palhaçaria

*presencial


com Aline Moreno e Joana Barbosa


Parte fundamental da pesquisa da palhaçaria é criar um número cômico e ter a possibilidade de apresentá-lo na rua, no teatro, no hospital, em um cabaré, em eventos, em festivais… seja de forma presencial ou on line. Um bom número cômico pode acompanhar o palhaço e a palhaça para o resto de suas vidas.


Para essa criação acontecer é preciso pensar no figurino, na música, nos objetos cênicos, no roteiro, na relação com o público e em todos os outros elementos presentes na dramaturgia da cena. Pensando nisso, esse curso foi criado para pessoas que já têm experiência com humor e querem desenvolver um número cômico e também, para pessoas que fizeram os módulos 1 e 2 de palhaçaria da Casa 11.

O curso trabalha com a ideia de palhaço-criador e palhaça-criadora, além de um aprimoramento técnico da linguagem os alunos e alunas desenvolvem a dramaturgia de seu número e também colaboram com o processo criativo dos colegas da turma. 


Ao final das aulas cada aluno e aluna apresenta o resultado do seu processo.

PROGRAMA


- A dramaturgia de um número: escolha do tema, imprevistos e elementos cômicos;         

- O universo individual de cada um: tipo físico e tipo de humor;

- Análise e criação de propostas cênicas;

- Análise de filmes, textos e vídeos;

- Improvisações.

PRÓXIMAS TURMAS


Duração: 6 meses


Turma 1: Terças-feiras das 09:00 às 12:00 com Aline Moreno

De 30/01 à 09/07/2024

Ensaio geral: Terça-feira, 02/07/24, às 9:00

Apresentação: Sábado, 06/07/24, às 17hs e às 19hs


Turma 2: Quintas-feiras das 19:30 às 22:30 com Joana Barbosa

De 01/02 à 11/07/2024

Ensaio geral: Quinta-feira, 04/07, às 19:30

Apresentação: Domingo, 07/07, às 17hs e às 19hs


12 vagas


*o curso é voltado para maiores de 18 anos

**oferecemos certificado

PARA QUEM?


Esse curso é voltado para pessoas que já têm experiência com humor e querem desenvolver um número cômico e também, para pessoas que fizeram os módulos 1 e 2 de palhaçaria da Casa 11.


INVESTIMENTO

R$430,00 por mês.


Comprar Turma 1 Manhã Comprar Turma 2 Noite

Joana Barbosa

É Mãe, Atriz, Palhaça, Diretora Teatral, Autora, Professora, Pesquisadora e Psicóloga. Em 2014, fundou, junto com Paulo Candusso, a Casa 11, onde atua como diretora, coordenadora pedagógica e professora. Especializou-se em Londres no método de Jacques Lecoq na London International School of Performing Arts (LISPA). Mestre e Doutoranda em Pedagogia do Teatro pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Integrante do Grupo Laje, na companhia dirigiu os espetáculos "Clowd Clown"(2011), "Tropa"(2016) e “PEITO” (2021). Autora do livro infantil “Quando crescer quero ser palhaça”. Estreou em 2020 o solo “Pia Mater - em busca de uma maternidade possível” (2020) com direção de Rhena de Faria. Atualmente dedica o seu trabalho artístico a projetos que abordem o feminino, a maternidade e o puerpério.


Aline Moreno

É atriz, palhaça, professora, fundadora e diretora executiva da Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Formada pelas Escolas Célia Helena (São Paulo), Escuela Internacional de Teatro Berty Tovías (Espanha) e ESLIPA (Escola Livre de Palhaços). Desde 2005 trabalha profissionalmente como atriz, atuou nas companhias Cia Le Plat du Jour, Cia. Cromossomos e foi articuladora da Rede de Palhaças do Brasil. Como professora ministra oficinas sobre jogos e palhaçaria e faz parte da equipe pedagógica da Casa 11 e do Projeto FOLIA na fábrica de cultura Vila Nova Cachoeirinha.  Com a organização Palhaços Sem Fronteiras coordenou e atuou em diversos projetos ao redor do mundo, tendo  como foco a América Latina. Nestes projetos atua como defensora dos direitos humanos por meio das artes circenses em parceria com outras organizações da área humanitária, atuando em regiões de crises humanitárias, desastres ambientais e com populações em situação de alta vulnerabilidade socioeconômica.  Entre eles destacam- se: Palhaços Sem Fronteiras em El Salvador, atuando com vítimas da violência de facções criminosas em zonas vermelhas (lugares mais violentos do país), Caravana México atuando em povoados afetados pelo terremoto de 2017 e Caravana por la hospitalidad atuando no acolhimento e pessoas em situação de migração que realizam o trajeto da América Central rumo aos USA, Riso Doce projeto com três edições, realizado em colaboração com a Cia.Cromossomos, direcionado às comunidades ribeirinhas afetadas pelo crime ambiental do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, O Riso Não Conhece Fronteiras direcionado às comunidades afetadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Pará. Como palhaça atuou em diversos festivais: Festival Internacional de Mulheres Palhaças no Circ Cric de Barcelona e no Rio de Janeiro, 2° Encontro de Picadeiro (Mato Grosso) e Sia Parto (Encontro Internacional de Parto Humanizado-SP), Festival “Palhaça na Praça”( Belo Horizonte), Festival “Esse Monte de Mulher Palhaça” (Rio de  Janeiro), “Festival Palhaças do Mundo” (Brasília), Festival Vabieka (México), “ Anjos do Picadeiro" (RJ), entre outros. Como diretora, dirigiu o espetáculo "Beiradinha do Mundo" e “O Macaco e a Lua” e as duas edições do projeto audiovisual “Infinitas Peripécias”, também foi assistente de direção de Carla Candiotto, nos espetáculos “Robin Hood” e “Casa de Brinquedos”.

Na sua empresa:


Já pensou a Casa 11 oferecer um treinamento para os funcionários da sua empresa?


Ou uma intervenção de personagens e palhaços no meio de expediente?


Você gostaria de fazer algum trabalho de desenvolvimento pessoal na sua empresa mas não sabe bem o quê?


Nós fazemos um projeto direcionado para sua demanda.

Fale com a gente!

Alguns de nossos clientes...

Share by: