Módulo 1 - Palhaçaria Iniciante

INTRODUÇÃO AO NARIZ VERMELHO

módulo 1 da formação de palhaçaria

com Alê Siqueyra, Joana Barbosa, Paulo Candusso e Ana Luiza Bellacosta


Se você entrou aqui achando que esse curso fosse somente para profissionais da área artística, você se enganou. :o)


Esse curso é para qualquer pessoa que está interessada em se divertir, mergulhar em algo novo e se conhecer mais!


Através de um ambiente de acolhimento e confiança e por meio de jogos e brincadeiras, você experimentará como acessar o seu bom humor.


Entrar em contato com você mesmo poderá contribuir com o seu desenvolvimento em diversos campos da sua vida: no trabalho, na relação com os outros e na relação com você mesmo. Este módulo é uma introdução ao universo lúdico da palhaçaria.


Nele você entrará em contato com alguns princípios da arte de fazer rir e investigará sobre o seu próprio lado cômico.


PROGRAMA


- Relação da pessoa com a máscara do/a/e palhaço/a/e;

- O que é presença na Palhaçaria;

- A cumplicidade na palhaçaria e nas relações;       

- Como lidar com o imprevisto;

- Aceitação;

- O processo de auto(re)conhecimento da pessoa por trás da máscara;

- Improvisações cênicas;

- Jogos.

PRÓXIMAS TURMAS


Turma 1: Terças-feiras das 19:30 às 22:00

(De 30/01 à 16/07/2024) com Alê SiqueyraESGOTADO


Turma 2 - Imersivo:

Sábados das 14 às 18hs e Domingos das 9 às 13hs

nos seguintes finais de semana:

3 e 4 de Fevereiro | 2 e 3 de Março | 6 e 7 de Abril | 4 e 5 de Maio| 18 e 19 de Maio | 1 e 2 de Junho | 22 e 23 de JunhoESGOTADO


Turma EXTRA - Segundas-feiras das 19:30 - 22:30 (De 11/03 à 15/07/2024) com Ana Luiza Bellacosta

Duração: 5 meses


Turma Imersivo EXTRA:

23 e 24/03 | 20 e 21/04 | 18 e 19/05 | 15 e 16/06 | 06 e 07/07 | 13 e 14 /07

sábados das 14h às 18h e domingos das 9h às 13h.

*apenas no final de semana dos dias 6 e 7/7 o horário será das 9h às 13h

com Ale Syqueira e Gabi Winter


18 vagas em cada turma


*o curso é voltado para maiores de 18 anos

**oferecemos certificado



PARA QUEM?


Esse curso é voltado para pessoas sem experiência na linguagem do teatro ou palhaçaria e para pessoas que fizeram cursos curtos de palhaçaria e querem se aprofundar na técnica.

INVESTIMENTO

R$430,00 por mês

Comprar Turma EXTRA Comprar Imersivo EXTRA

Alê Siqueyra


Atriz, palhaça, bonequeira e trombonista. Uma das fundadoras da Cia. Reprises, professora de palhaço em curso regular e workshops, é componente do coletivo Sampalhaças, Orquestra Modesta, Cia Buzum e Cia Truks . Formada pelo programa de formação de palhaços para jovens dos doutores da alegria tendo a  especialização no palhaço interventor com ação no hospital e técnica em teatro na escola nacional de teatro. Fez diversos cursos de complementação com artistas e mestres como Avner Eisenberg na Celebration Barn theater nos EUA, Phillipe Gaulier , Derek Scot e Eve Doe Bruce.  Em espetáculos de destaque fez “Erêndira” com Direção de Marco Antônio Rodrigues no teatro popular do SESI, “Missa leiga” com direção de Márcio Boaro, o “Alegria do Circo” com direção de Heraldo Firmino, “Cacildis” por Dagoberto Feliz, “Entradas e saídas” por Fernando Sampaio e Domingos Montagner, “ Mi corazón sufre” por Nereu Afonso,“Cortejo cênico sampalhaças”,”orquestra modesta” como palhaça e trombonista por Fernando Escrich, “ A palhassada muzicada” por Teofanes Silveira, “ sonhatório”, construtório” e “acampatório”com a Cia Truks dirigido por Henrique Sitchim, diversos na Cia Buzum, entre outros com temporadas e participações de diversos festivais além de  campanhas de publicidade.


Joana Barbosa


É Mãe, Atriz, Palhaça, Diretora Teatral, Autora, Professora, Pesquisadora e Psicóloga. Em 2014, fundou, junto com Paulo Candusso, a Casa 11, onde atua como diretora, coordenadora pedagógica e professora. Especializou-se em Londres no método de Jacques Lecoq na London International School of Performing Arts (LISPA). Mestre e Doutoranda em Pedagogia do Teatro pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Integrante do Grupo Laje, na companhia dirigiu os espetáculos "Clowd Clown"(2011), "Tropa"(2016) e “PEITO” (2021). Autora do livro infantil “Quando crescer quero ser palhaça”. Estreou em 2020 o solo “Pia Mater - em busca de uma maternidade possível” (2020) com direção de Rhena de Faria. Atualmente dedica o seu trabalho artístico a projetos que abordem o feminino, a maternidade e o puerpério.


Paulo Candusso


Ator, pai, palhaço e professor. Formado em Comunicação Social na ESPM e pós-graduado na LISPA(London International School of Performing Arts), escola baseada na pedagogia do teatro físico de Jacques Lecoq e a sua continuação sob a direção de Thomas Prattki. Desde 2005 pesquisa a linguagem do teatro, do palhaço e das máscaras com professores nacionais e internacionais como Bete Dorgam, Pierre Byland, Francesco Zigrino, Leris Colombaioni entre outros. É integrante e fundador do Grupo Laje de São Paulo. Sócio fundador da Casa11. Já se apresentou em festivais e cabarés nacionais e internacionais. De 2007 à 2011 atuou como palhaço em hospitais do estado de São Paulo, em 2018 participou com o Palhaços Sem Fronteiras Brasil e Cia. Cromossomo do Projeto Riso Doce apresentando espetáculos de palhaço para as populações da margem do Rio Doce afetadas pelo rompimento da barragem em Mariana-MG. Atua em filmes publicitários e curtas.


Ana Luiza Bellacosta

é Mestranda em Artes Cênicas pela USP e atriz formada pela UNB, palhaça, diretora, apresentadora e produtora cultural. Tem especialidade técnica em palhaçaria pela École de Clown et Comedie Francine Cotêem Montreal-CA. Fundadora do Cabaré da Nega e integrante da Andaime Cia de Teatro, Cia Colapso, Pirilampo teatro de Bonecos e Atores Também integra o elenco dos Doutores da Alegria, Palhaços sem Fronteiras, Coletivo Cabaré das Rachas e Coletivo Laboratório de Palhaças e Palhaços. Atua no cenário cultural há 22 anos. Produz e participa de diversos festivais de circo e teatro no Brasil e no Mundo. Em 2018 e 2019 foi ganhadora de 4 prêmios de melhor cena curta com sua Palhaça Madame Frôda em festivais distintos. Fez parte do projeto social em hospitais com o grupo Risadinha, ação pelo riso e pela saúde, do Projeto "Palhaços em Rede" com o grupo Doutores da Alegria e do grupo Doutoras, Música e Riso. Realizou a circulação SESC Palco Giratório com Cabaré das Rachas. Em 2020 realizou o projeto de lives sobre o que seria humor negro e representatividade negra na palhaçaria além de criar o espetáculo virtual Batalhaças- Estapafúrdias dublagens entre Palhaças. Atualmente tem sua pesquisa voltada para a comicidade negra, revisão de conceitos de gênero e raça na construção do humor e milita pela importância do protagonismo negro em festivais de circo, além de fazer parte do Quilombo Beijamim de Oliveira, um coletivo de palhaçes pretes.



Na sua empresa:


Já pensou a Casa 11 oferecer um treinamento para os funcionários da sua empresa?


Ou uma intervenção de personagens e palhaços no meio de expediente?


Você gostaria de fazer algum trabalho de desenvolvimento pessoal na sua empresa mas não sabe bem o quê?


Nós fazemos um projeto direcionado para sua demanda.

Fale com a gente!

Alguns de nossos clientes...

Share by: