Parágrafo Novo
INTRODUÇÃO À IMPROVISAÇÃO TEATRAL
por Rhena de Faria
O curso é uma vivência que pretende introduzir os princípios da Improvisação Teatral por meio de jogos e exercícios clássicos. Uma experiência leve e divertida em prol da criatividade e do trabalho coletivo.
CONTEÚDO
Serão trabalhados neste workshop alguns princípios básicos da Improvisação teatral, a saber:
• Escuta - a permeabilidade aos acontecimentos. Como estar pronto e aberto para ver, ouvir e assimilar as propostas que surgem ao longo de uma cena.
• Aceitação- a receptividade às ideias dos companheiros, a importância de se dizer “sim” de corpo e alma às propostas que surgem.
• Liberdade criativa: não filtrar, não julgar, deixar as ideias saírem.
• Capacidade propositiva: a capacidade de criação dentro da improvisação. De se fazer propostas que aportem algo positivo à cena que está sendo construída e que inspirem os demais.
QUANDO
Dias 27 e 28 de Julho de 2024
Sábado e Domingo das
14:00 às 18:00hs
Vagas: 18
PARA QUEM?
Esse curso é voltado para pessoas com ou sem experiência na linguagem teatral, acima de 18 anos, que têm curiosidade e vontade de se aventurar na Improvisação Teatral.
INVESTIMENTO
R$450,00
Rhena de Faria é palhaça, atriz-improvisadora e diretora teatral. Pertenceu aos elencos de “Jogando no Quintal” e de “Caleidoscópio - Um Espetáculo de Improvisação Teatral”. Com esses espetáculos apresentou-se no Chile, Colômbia, Peru, Argentina e Espanha. É diretora teatral desde 2009, dirigindo circenses, palhaç@s, improvisadores e espetáculos infanto-juvenis. Dirigiu as palhaças Sílvia Leblon, Adelvane Neia, Andrea Macera, Joana Barbosa, Raíssa Guimarães e Lu Lopes em diferentes espetáculos. Entre suas direções na Improvisação estão “Bagagem” - solo do ator-improvisador Marcio Ballas, vencedor do Prêmio Risadaria e “Relicário”, com a Musa Heroica Cia de Teatro.
Ministrou treinamentos de Improvisação Teatral para os grupos: Remanescentes (Gaspar-SC), Os Mequetrefes (Itajaí- SC), Pinoia Impro (Blumenau -SC), Cia Barbixas de Comédia (São Paulo), Trupe Dunavô (São Paulo), Grupo Esparrama (São Paulo), Impronta Teatro (Uruguai), Trupe Lona Preta (São Paulo), Grupo Nós Mesmos (Itu-SP), entre outros. No teatro Infanto-juvenil é vencedora de alguns prêmios como Prêmio FEMSA, Prêmio São Paulo, APCA e Troféu Pecinha é a Vovózinha.