Workshop: "Palhaçaria de Terreiro"
Com Antonia Vilarinho
A Palhaçaria de Terreiro traz na sua estética o terreiro como espaço físico e simbólico onde acontecem: os ritmos, as corporeidades, vibração, vestimenta, cantos, dança, movimento, gingado, vadiagem. É um caminho ancestral para processos criativos des palhaces. É o picadeiro des palhaces. Inspirado nas medicinas das Macumbarias do Riso, Capoeira Angola e as Tradições Brasileiras.
O corpo negro como território da alegria e protagonismo nas pretagogias do humor. Corpo Mandinga, conceito em que a ministrante nomeia para desenvolver pretagogias do corpo que proporcionam o aquecimento interno e possibilita o “corpo presente”, as relações entre a dança, os jogos da palhaçaria, a ginga da Capoeira Angola e a conexão entre mandinga, o visível e o invisível, o corpo e a energia, a criação e a materialização, o imaginário, os improvisos e a criatividade.
CONTEÚDO
-
- Ritual de abertura: trocas, conversas, encontros para nós conhecer;
- Presença e Corpo: Corpo-Mandinga (gingar nas encruzilhadas, corporeidades afro centradas para cena);
- Cacuriá: (aprender entradas e saídas através da brincadeira);
- Escuta e escrita-criativa (medicina das macumbarias);
- Trabalho em coletivo (aprender trabalhar em coletivo-aquilombar);
- Improvisos: jogos da palhaçaria; Baile des Palhaces;
- Introdução à Figura do Palhace;
- Caminhos para composição da figura do palhace;
- Apresentação de cenas (exercício de experimento);
- Círculo de trocas.
QUANDO?
Dias 08, 22 e 29/11/24 - Sextas-feiras das 19:30-22:30
*o curso é voltado para maiores de 18 anos
**oferecemos certificado
PARA QUEM?
Esse curso é voltado para pessoas sem experiência na linguagem do teatro ou palhaçaria e para pessoas que fizeram cursos de palhaçaria e querem se aprofundar no interseção entre o desenvolvimento humano, o autoconhecimento e a Palhaçaria.
INVESTIMENTO
R$450,00
Antonia Vilarinho
Mulher Preta, Profa. Doutora e Mestra-pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC, com a pesquisa
Palhaçaria de Terreiro- Um Caminho de Corporeidades Afro centradas para Processos Criativos des Palhaces. Mãe-atípica e neuro adversa, palhaça, capoeirista e artista-pesquisadora, Diretora residente no Centro Coreográfico do Estado do Rio de Janeiro, orientando a pesquisa cruzando com a dança a
Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga com direção de espetáculo. É artista há mais de trinta anos, iniciando em Brasília-DF. Atualmente, reside em São Paulo. É Mestra em Teatro, com a pesquisa
PalhaçariaEssencial – O Caminho da Palhaça Fronha na Capoeiragem. Iniciou na palhaçaria em 1999, durante o
VIII – Retiro O Clown e o Sentido Cômico do Corpo, no Grupo Lume/UNICAMP/SP, com Ricardo Puccetti e Carlos Simioni. Tem formação em Palhaçaria para hospitais no Institut Le Rire Médecin, Paris/França. Estudou na Escola de Circo Picolino, em Salvador. Faz curadoria para festivais de palhaçaria, além de já ter atuado como assessora na área de circo da Fundação Nacional de Artes – Funarte, em Brasília. Durante mais de cinco anos atuou, coordenou, dirigiu e produziu o grupo Doutoras Música e Riso, em Brasília/DF, com patrocínio da Petrobras, Embaixada da França e Secretaria de Cultura do DF. Desde 2001, ministra oficinas de Iniciação em Palhaçaria, formação para o contexto hospitalar, treinamento técnico para atores, palhaces e direção de números, espetáculos, entre outros, dialogando com a Capoeira Angola, os saberes ancestrais e a Cultura Popular e os festejos tradicionais brasileiros para os estudos de palhaçaria. Atualmente, em montagem e processo criativo do seu novo espetáculo A Mulher Festa.