Curso "Topeng-o dança-drama balinês."



O Topeng é um dos gêneros de drama-dança religioso da Indonésia, mais especificamente, da ilha de Bali. “Topeng” na língua indonésia quer dizer “máscara”, elemento essencial nesta forma artística. A arte balinesa dramática é uma rica fonte de conhecimentos e técnicas capaz de dialogar com inúmeras outras linguagens contemporâneas, não apenas ao treinamento expressivo do artista, como na experiência de práticas transculturais. O Topeng influenciou trabalhos de alguns artistas da cena ao redor do mundo como Eugenio Barba, Ariane Minoushikine, Antoin Artaud, Peter Brook e Donato Sartori.


Objetivo do curso

A proposta de curso tem por fim expor de maneira teórica e prática o treinamento técnico básico aos interessados no teatro Topeng. O curso visa proporcionar ao participante as práticas corporais de gestos, ações e movimentos precisos característicos do dança-drama, o jogo das máscaras balinesas, bem como a investigação de uma representação artística cultural ímpar que engloba em seu fazer a música, a dança dramática, a máscara e o improviso em uma linguagem cênica tradicional. Espera-se que o contato com tal forma espetacular crie condições para uma nova experiência cênica.


Objetivos específicos

• Reconhecimento da estrutura e história do teatro Topeng, assim como sua musicalidade, personagens, máscaras, narrativas e linguagem.

• Experimentação prática através do treinamento físico básico para o ator de Topeng dentro das características plásticas gestuais do dança-drama balinês através da coreografia tradicional da máscara do rei – Topeng Dalem.

• Utilização e improvisação com as máscaras cômicas –Bondrés.

• Ampliar o repertório instrumental de trabalho dos atores e criar condições para uma nova experiência cênica.


O ministrante

Igor Amanajás é ator, pedagogo teatral e diretor. Graduado pela Unicamp em 2008, pós-graduado em Nova Iorque no “The Lee Strasberg Theatre and Film Institute” em 2010. Pesquisa a linguagem da máscara teatral e o treinamento do intérprete para a cena. Trabalhou com Heloísa Cardoso (Unicamp), Maria Thaís e Cris Lozano (Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI), Donato Sartori (Itália), Enrico Bonavera (Itália), Paul Curtis (American Mime Theater – NY), Ana Bogart (SITI Company – NY) e Jeremy James (Theatre du Soleil). Em 2011 mudou-se para Bali – Indonésia onde estudou com o mestre de teatro Topeng – I Made Djimat e retornando em 2014 para aperfeiçoamento das técnicas balinesas. Coordenou e dirigiu na UNICAMP, de 2010 até 2014, o núcleo de pesquisas voltado ao estudo de linguagens e treinamento da máscara cênica. Atualmente é Mestre em Artes da Cena pela Unicamp tendo desenvolvido sua pesquisa sobre a arte do ator do dança-drama balinês de Topeng e desenvolve seus estudos de Doutorado na mesma instituição sob orientação da Profa. Dra. Marília Soares. Também é professor titular de interpretação no curso de formação técnica na escola de teatro musical 4 Act Performing Arts desde 2014.


Público-alvo: Pessoas com ou sem experiência em teatro ou dança
*Será necessário do participante uma disponibilidade física pois o curso vai abordar de maneira prática os princípios básicos da dança e do drama balinês.

Data: 28/01 à 01/02/2019

De Segunda à Sexta das 19:30-22:30

Investimento: R$450,00


Inscreva-se abaixo

Nome *
Nome